terça-feira, 19 de março de 2013

Expressionismo: a arte-caricatura
"O Grito" – Edvard Munch (1893)
Para entender as características da pintura expressionista, sua história e os sentimentos expressados pelos quadros, observe a figura acima e responda a estas questões: Quem é a pessoa retratada? Homem? Mulher? Por que grita? Onde está? Quais sensações e sentimentos a figura provoca em você? Como o artista representou o céu?
"O Grito" é uma das obras mais importantes do movimento expressionista. No quadro há uma figura andrógina (não é possível afirmar se é homem ou mulher), num momento de desespero e angústia. Ao fundo, está a doca de Oslofjord (em Oslo, Noruega) durante o pôr-do-sol.
Conseguir expressar toda essa angústia por meio de pinceladas, como no quadro acima, com fundo distorcido e cores "irreais" são algumas características do expressionismo.

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.
Esse movimento teve força principalmente na Alemanha, no início do século 20. Pretendia realizar uma pintura dramática, angustiante, com sensações dolorosas sobre o destino do homem. Surgido como desdobramento do pós-impressionismo, teve forte influência de Van Gogh e do simbolismo, de onde tirou a prática de colocar "mensagens ocultas" nas obras.
 
Características da pintura expressionista

·          Ataque ao psicológico.
·         Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas.
·         O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões.
·         Preferência pelo patético, trágico e sombrio. O artista vive não apenas o drama do homem, mas também da sociedade.
Qualquer semelhança é mera coincidência?
Aliás, os sentimentos humanos e as deformações próprias da vida humana também são retratados na foto abaixo. Não é impressionante a semelhança entre a expressão facial do feto morto e O Grito de Munch? Observe com atenção:

Foto de um feto morto pela contaminação radioativa.
O Grito de Munch data, como já vimos de 1893 e o feto, morto por contaminação radioativa, uma vítima da explosão da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, no ano de 1986. O acidente nuclear de Chernobyl foi um dos piores de todos os tempos. Ocasionado por um dos reatores da usina que lançou no meio ambiente, uma imensa quantidade de radiação, deixando um rastro de destruição até mesmo em países distantes, como a Itália e a França. Esse desastre matou cerca de 14 mil pessoas só na Rússia e na Ucrânia.

 
 
                                           




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário